terça-feira, outubro 31, 2006

Muse no Campo Pequeno...


Na passada quinta-feira, 26 de Novembro de 2006, o Campo Pequeno abriu as portas aos Muse.

Ao longo de uma hora e meia apresentaram êxitos antigos como "Plug In Baby", "Time Is Running Out" ou "Muscle Museum" e ainda novas canções como "Supermassive Black Hole" ou "Knights of Cydonia". Dominou a guitarra de Matt, a bateria do Dominic e o baixo do Chris e claro, as vozes dos milhares de portugueses no Campo Pequeno.

Matthew James Bellamy (nasceu em 9 de Junho de 1978 em Cambridge, Inglaterra) é o cantor principal e guitarrista da banda. Bellamy é também conhecido pelo seu talento de tocar piano e tocar teclados electrónicos, em muitas das músicas que tocam. O uso de tons de voz elevado é umas características mais importantes do som de Muse. Esta característica é um selo e faz com que Muse se diferencie de outras bandas, e é o factor que diferencia e divide os fans de Muse dos não fans. Em performances ao vivo e estúdio ele conseguiu um tom de voz acima de G#6. O estilo vocal foi descrito como sendo parecido aos de Thom Yorke, Freddy Mercury e Jeff Buckley. O estilo único do piano de Bellamy foi inspirado pelo trabalho de pianista românticos, tais como Sergei Rachmaninoff, e ele foi o culminar de uma fusão de um estilo Romântico com o estilo rock, como podemos constatar em muitas das músicas de Muse, tais como Butterflies and Hurricanes. Bellamy inspira-se, no seu estilo de tocar guitarra, em Jimi Hendrix e Tom Morello do Rage Against the Machine, e isto se pode evidenciar no segundo álbum dos Muse - Origin of Symmetry.

Dominic James Howard - Nasceu em Stockport a 7 de Dezembro de 1977, não muito longe da cidade de Manchester. Aos 8-9 anos de idade ele mudou-se para Teignmouth, uma cidade pequena de Devon 'riviera'. Ele toca só um instrumento quando actua com a sua banda: bateria. Dominic inspira-se por bateristas como Stewart Copeland, Dave Grohl e Buddy Rich. O seu gosto pela música é alargado: ele gosta tanto de Jimi Hendrix, Pavement, Radiohead, dEUS e The Smashing Pumpkins, como Primus, Rage Against the Machine e Limp Bizkit. A família de Dominic foi atingida pela tragédia em 2004. O seu pai Bill, tendo sido o seu maior fan, foi ver um concerto deles em Glastonbury (2004). Mesmo a seguir ao concerto, o pai do baterista morreu, de ataque cardíaco. Isto levou que a banda quase acabasse, mas através do suporte da família e amigos, Dominic recuperou, e os Muse conseguiram prosseguir com a sua tour.

Christopher Tony Wolstenholme nasceu em 02 de dezembro de 1978. Após passar a infância em Rotherham, a família resolveu se mudar para Teignmouth, Devon, em 1989. Enquanto viveu em Teignmouth, ele tocou bateria numa banda de garagem, e só depois mais tarde tocou noutra, com Matthew Bellamy e Dominic Howard, seus futuros colegas de carreira. No princípio ele tocava bateria, mas depois decidiu trocar a percussão para virar baixista da banda, que nessa altura se chamava The Rocket Baby Dolls (mais tarde renomearam a banda para Muse). Mesmo nunca tendo tocado um baixo, Chris Wolstenholme é agora olhado como baixista de topo na indústria musical, sendo recentemente elogiado por Sir Paul McCartney pela performance bombástica no Festival de Glastonbory em 2004.


História

A banda foi formada no início dos anos 90, na escola, e em 1999 lançaram o CD Showbiz. O álbum foi bem recebido pelos críticos e os singles Muscle Museum e Unintended tiveram algum sucesso dentro e fora do Reino Unido. Imediatamente surgiram comparações a outro grupo britânico, os Radiohead, ainda que eles não fossem uma das influências da banda. Segundo Matthew Bellamy, as influências são, entre muitos outros, Jeff Buckley, Queen e Rage Against The Machine. Em 2000, na digressão para promoção do CD, tocaram no festival Ilha do Ermal, em Portugal, na mesma noite que os Limp Bizkit e os Deftones. Dois anos depois, lançaram o segundo CD, Origin Of Symmetry, que teve um sucesso ainda maior que o seu antecessor e lançou o Muse numa digressão pelos quatro cantos do mundo. Em 2002, lançaram o DVD Hullabaloo - Live at Le Zenith, que tinha um concerto inteiro gravado em Paris. Lançaram também um duplo CD com o nome Hullabaloo Soundtrack, que tinha parte do concerto e uma colecção de b-sides. Nesse ano, deram 3 concertos em Portugal (Aula Magna, Hardclub, Festival Sudoeste). Em Setembro de 2003, saiu o seu terceiro álbum de originais, intitulado Absolution. O álbum foi nº1 no Reino Unido e os singles Time Is Running Out e Hysteria foram sucessos imediatos, entrando para as playlists da maioria dos canais de música e rádios. Em 2004 voltaram a Portugal, ao 10º aniversário do Festival Super Bock Super Rock, pouco antes de se tornarem na banda do momento na Inglaterra, ao encerrarem o Glastonbury Festival. No final do ano deram ainda dois concertos na Earl's Court. Black Holes and Revelations, foi lançado em Julho de 2006, e, assim como seu antecessor, estreou na primeira colocação nas paradas britânicas. Seu primeiro single foi Supermassive Black Holes. Segundo Matthew, essa música é para ser engraçada, diferente de tudo já feito.

Para quem não conheçe. sigam o link: Muse - Muscle Museum

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails