terça-feira, novembro 14, 2006

Começei a praticar Aikido...


...O aikido é uma arte marcial criada no Japão nas décadas de 1920 a 1960 pelo mestre Morihei Ueshiba, a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam O-Sensei ("grande mestre") ou Fundador. Ueshiba concebeu o aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o daito-ryu aikijujutsu, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto).
O termo aikido é composto por três caracteres kanji:
• Ai : união, harmonia
• Ki : espírito, energia vital
• Dô : caminho filosófico
Em tradução livre, "caminho da harmonia da energia vital".
É uma arte marcial espiritualizada, que não tem competições e cujo treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Essencialmente defensiva, baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Os ataques são neutralizados por meio da absorção da energia do atacante, que é então incorporada ao movimento de defesa. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas.
Na sua teoria espiritual o aikido busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada Ki. Este termo não tem uma tradução estrita para o português, e pode denotar diversos conceitos: respiração, sopro vital, espírito, energia, ou intenção (nas imagens quem está aplicando a técnica é denominado tori ou nage e quem sofre a aplicação é chamado uke).
A presença de espírito permite nomeadamente ao Aikidoka colocar-se no centro da acção, e reduzir o ataque do parceiro retirando-lhe a sua violência, um pouco à semelhança do efeito do olho do furacão em relação aos ventos da sua periferia: o centro está vazio (em paz), a periferia pode libertar uma energia terrível.
O Aikido utiliza projecções e imobilizações. As deslocações, em espiral (Tai-Sabaki), e nas oito direcções (Happo-Undo), são os grandes princípios do Aikido. São estudados tanto pelos jovens principiantes, como pelos Mestres experientes.
Pela sua harmonia, o Aikido cumpre uma função pedagógica válida para todas as idades, é útil à integração dos indivíduos na sociedade, ensinando-lhes a impermanência de todas as coisas, a busca de si, o respeito pela natureza e pelos outros.

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