segunda-feira, janeiro 29, 2007

Leite com Chocolate melhor que Gatorade na recuperação pós-exercício


Eis uma boa noticia para aqueles que vão ao ginásio. A próxima vez que terminarem uma sessão de treino intensa, podem querer considerar uma surpreendente nova bebida desportiva para ajudar a recuperar do desgaste muscular: o leite com chocolate. Um estudo recente, publicado no jornal "Medicine & Science in Sports & Exercise", demonstra que atletas que beberam leite com chocolate após uma sessão intensa de exercício tiveram capacidade para trabalhar mais e com maior esforço durante uma segunda sessão de treino quando comparados atletas que haviam bebido uma bebida energética comercial.

Os investigadores deste estudo indicaram que o leite com chocolate é uma forte alternativa às bebidas energéticas comerciais no que concerne à recuperação após sessões de exercício intensas. O investigador Joel M. Stager, PhD, professor de cinésiologia na Universidade de Indiana, afirma que "O leite com chocolate contém uma relação óptima entre hidratos de carbono e proteínas, o que é essencial para ajudar na recuperação de músculos cansados após o exercício intenso e pode permitir aos atletas exercitarem-se a alta intensidade em treinos subsequentes."

Stager e os seus colegas estudaram nove ciclistas numa experiência na qual estes pedalavam até terem os músculos completamente esgotados de energia, descansavam durante quatro horas, e depois voltavam a pedalar até à exaustão, em três vezes separadas. Durante os períodos de descanso, os ciclistas beberam uma das seguintes bebidas:

1) Leite com chocolate magro

2) Uma bebida desportiva de reposição de fluídos

3) Uma bebida desportiva de reposição de hidratos de carbono


Durante a segunda sessão de treino, os investigadores observaram que os ciclistas que beberam leite com chocolate foram capazes de pedala quase o dobro do tempo antes de ficarem exaustos que os ciclistas que haviam consumida a bebida de reposição de hidratos de carbono, e o mesmo tempo que os ciclistas que haviam tomado a bebida de reposição de fluídos.

Os investigadores suspeitam que a combinação de hidratos de carbono e proteínas encontrada no leite com chocolate foi responsável pelo aumento da performance dos ciclistas e sugerem que o leite com sabor adicionado poderá ser uma excelente bebida para ajudar na recuperação muscular após o exercício. Os investigadores fazem notar também que o leite com chocolate é uma alternativa com excelente sabor e de custo reduzido a muitas bebidas desportivas.

Para além da sua combinação ideal de hidratos de carbono e proteína, o leite com sabor adicionado contém vários outros nutrientes essenciais que são importante para a saúde do atleta – incluindo o cálcio para o fortalecimento ósseo. Nenhuma outra bebida desportiva oferece o conteúdo nutricional encontrado no leite com sabor adicionado.

Este estudo sugere, assim como muitos outros realizados antes, que uma combinação de hidratos de carbono e proteína é mais benéfica para atletas do que apenas hidratos de carbono na refeição ou no suplemento pós-treino. Este estudo leva esta tese um passo em frente ao identificar um produto alimentar - o leite com chocolate – que é fácil de obter, tem um custo reduzido e tem um excelente sabor.

Um estudo realizado pela Dra. Janet Walberg-Rankin e seus associados da Virginia Tech, vem confirmar estes resultados. Este estudo comparou as respostas a nível de composição corporal e função muscular ao treino com pesos em homens que consumiram uma bebida de hidratos de carbono (Gatorade) ou leite com chocolate após cada sessão de treino. O consumo de leite com chocolate imediatamente após o treino provocou maiores aumentos de massa muscular em comparação com a suplementação com hidratos de carbono. Este estudo demonstra claramente que as bebidas desportivas de hidratos de carbono não são suficientes como bebidas pós-treino.

Um aspecto importante a ter em conta é a escolha de um leite com chocolate magro, ou com 0% de gordura. 48% das calorias no leite gordo vêm da gordura; 33% das calorias no leite meio-gordo vêm da gordura; 20% das calorias no leite magro vêm das gordura, e 0% das calorias do leite com 0% de gordura vêm da gordura. Por isso, ao comprares o teu leite com chocolate para utilizar como bebida pós-treino, escolhe uma versão sem gordura.

No entanto, se não és amante do leite com chocolate, podes optar por uma bebida desportiva que contenha proteínas de fácil absorção, como os hidrolisados. No que concerne à tua bebida pós-treino, a presença de proteínas de fácil absorção em conjunto com hidratos de carbono simples parece ser a escolha mais eficaz.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails