quinta-feira, outubro 02, 2008

Conversa de Tias...

... todos nós temos um certo fetiche pela conversa de tias. Já todos, mas todos mesmo, seja entre amigos, seja sozinhos, seja nos momentos íntimos (a sós ou acompanhados), seja na companhia de animais de estimação já imitámos a conversa das tias. Mas claro estas conversas são tidas por pessoas com nomes como Tareca, Babucha, Mitocas, Kakitas ou Pilocas. Ora no outro dia não pude deixar de ouvir uma conversa de café entre tias, mas tias que não têm nomes como os anunciados. E como é que eu sei? Não, não andei a perguntar-lhes o nome, simplesmente queriam parecer tias mas não sabiam falar como tias. Passo a explicar:

- A tia original: Comprei uns sapatos na Louis Vitton fantáááááásticuuusssss!!!!!! Ai, távão uns na Hermes horrííííííííííveis!

-A tia falsa: Epah, se eu posso dar 500 Euros por uns sapatos dou e pronto. Não quer dizer que não haja por 25 Euros na feira iguais e eu não dê também!

Mas enquanto as tias falsas andam por esta linha tudo bem, o pior é quando tentam ser intelectuais. É que as tias verdadeiras não perdem tempo com conversas inteligentes, já as falsas tentam mas só dizem asneiras. Passo a concretizar. Primeiro as "tias" falavam sobre familiares de familiares que conheciam. E eram tão finas, mas tão finas que se referiam com tanto carinho à pessoa que até doía, com expressões como "Não era lá muito inteligente" mas "conseguiu entrar numa universidade de cáca". Saliento aqui a finesse que é a utilização da palavra cáca em vez do termo mais conhecido que começa pela letra m. Noblesse Oblige. Mas o que eu gostei mais foi quando a conversa passou para um nível sobre a juventude em geral. Uma conversa do tipo No meu tempo não era assim. Diz ela que no tempo dela não havia estrutura, e que os jovens hoje têm por trás uma estrutura. Só não especificou se era uma estrutura de betão, madeira ou outra coisa qualquer. E mais: Só é assim porque sabem que têm quem lhes dê o prato de sopa. Ora isto não pode estar mais errado. Se há coisa que eu não comia quando era jovem era sopa, logo, ter quem dê o prato de sopa não é garantia de nada. Mas a conversa não acabou aqui, porque a malta (leia-se jovens) hoje não sai de casa, e quando tem de ir trabalhar, devido à existência da tal estrutura se não gostam do emprego não aparecem mais e pronto. Eu só gostava de saber em que mundo vivem estas tias, porque eu quero viver num mundo onde vou experimentando empregos até encontrar um que goste realmente. Mas lá que me fizeram rir, isso fizeram. Conversas de café, lá para os lados de uma certa freguesia do concelho de Oeiras, que por motivos que nem eu sei bem quais são não vou dizer qual é.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails