segunda-feira, abril 30, 2007

A propósito...


... já que se falou em praias, sol, convém lembrar o seguinte:

Estamos prestes a entrar na época do Sol. Isto significa que muitas pessoas irão expor a sua pele aos raios solares e à radiação dos solários durante os próximos meses. Segundo os especialistas, existem várias ideias erradas acerca das queimaduras solares e do bronzeado que é preciso desmistificar:

1. Alguma vez se questionou se poderá ficar bronzeado ou sofrer uma queimadura solar através de uma janela? Uma janela actua como uma espécie de protector solar. Não bloqueia toda a radiação UV mas bloqueia os comprimentos de onda mais perigosos da radiação UV. O vidro absorve as ondas curtas de luz ultravioleta, mas deixa passar as ondas de 350 a 400 nm. Embora estas ondas de comprimento maior sejam menos prejudiciais que as ondas de comprimento menor, podem também bronzear ou mesmo provocar queimaduras solares se o tempo de exposição for prolongado. Por exemplo, irá queimar-se muito mais rapidamente se conduzir o seu automóvel com as janelas abertas, ficando em exposição directa ao Sol, do que se conduzir com as janelas fechadas mas também em exposição ao Sol.

2. Existe geralmente a noção errada de que o bronzeado é saudável e que nos protege das queimaduras solares. Na verdade, o bronzeado é o resultado do mecanismo de defesa do organismo contra mais danos provocados pela radiação UV. O bronzeado protege em certo grau o corpo do sol, mas uma pele clara bronzeada equivale aproximadamente a um protector solar de factor 4. O bronzeado pode proporcionar um aspecto bonito mas não significa que a pele está mais saudável do que quando não está bronzeada. As queimaduras solares aumentam gravemente o risco de cancro da pele, rugas, sardas e pele áspera à medida que se envelhece. A utilização de solários e a exposição directa ao Sol resulta em danos na pele a longo prazo, se praticada durante vários anos (especialmente em pessoas de pele clara).

3. É incorrecto pensar-se que se a pele está fresca não irá ficar queimada tão rapidamente. Embora uma brisa fresca, nadar ou temperaturas mais baixas tornem mais confortável a exposição ao Sol, a pele receberá a mesma dose de radiação UV que receberia num dia mais quente ou de pouco vento. Algumas pessoas cometem o erro de ficar expostas ao Sol durante mais tempo quando não sentem calor. Só depois é que se apercebem que exageraram na duração da sua exposição.

4. Outro mito é pensar que fazer intervalos ao tomar banhos de Sol reduz a possibilidade de queimadura. Na realidade, a exposição solar é cumulativa durante o dia.

5. Poderá ter ouvido algo como: "Num dia enublado pode-se ficar queimado tão rapidamente como num dia de Sol ". Na maioria dos casos isto é falso. Num dia encoberto, especialmente se estiver a chover, a quantidade de radiação UV que chega à superfície da Terra é significativamente menor. Quaisquer condições de céu nublado reduzem a quantidade de radiação UV. Dito isto, dias parcialmente enublados não reduzem grandemente o risco de queimaduras solares. Algumas pessoas cometem o erro de ficar expostas ao Sol durante mais tempo quando o céu está encoberto. Este aumento de tempo de exposição pode compensar o facto de haver menos radiação UV. Este erro é pior em dias apenas parcialmente encobertos.

6. Há quem pense, erradamente, que a água funciona como um protector solar. A água pouco profunda oferece uma protecção mínima aos raios UV e os raios reflectidos pela água podem mesmo aumentar a exposição.

7. Os protectores solares não oferecem uma protecção perfeita do Sol. É muito fácil não os espalhar por todo o corpo. Os protectores não protegem os olhos. Muitas pessoas cometem o erro de prolongar o período de exposição solar quando aplicam protector. Se a exposição for suficientemente prolongada, a pele queimará mesmo com a aplicação do protector. Isto pode ser agravado caso a transpiração e a água contribuam para a eliminação do protector.

Aproveite bem as suas merecidas férias de Verão, mas lembre-se de praticar uma exposição solar segura.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails