terça-feira, setembro 16, 2008

Self-Service...

... o conceito de self-service chegou a vários pontos da nossa vida. Quando vamos pôr gasóleo no carro, quando vamos beber café na autoestrada, ou quando vamos comprar roupa no centro comercial. Mas... agora, e desde há algum tempo, temos caixas de pagamento self-service nos hipermercados. Ora bem, um amigo meu diz que nunca na vida irá a uma caixa dessas porque, segundo ele, está a tirar o emprego a alguém. Pois muito bem, eu ontem estive num hipermercado e fui pagar as minhas compras numa dessas caixas. Haviam oito caixas a funcionar e uma fila de cerca de 20 pessoas. Diz-me a minha experiência que para vinte pessoas quanto muito os hipermercados abrem duas caixas. Logo, dois empregos. Acontece que para as oito caixas self-service estavam três empregados dos hipermercado. E porquê? Bom porque para pagarmos as compras nesses hipermercados temos de passar o código de barras e colocar as compras dentro do saco numa espécie de balança. Ora o sacana do código nem sempre passa, o que leva a que se tenha de pedir ajuda, o que faz com que uma dessas senhoras do hipermercado tenha de passar um cartão, para de seguida introduzir o código de barras manualmente, para de seguida a máquina nos pedir para passar de novo o artigo no leitor, o que já sabemos que não vai acontecer, o que faz com que tenhamos de chamar de novo uma das senhoras, o que leva a que ela tenha de voltar a passar o cartão para desbloquear. No fim, quando vamos a pagar, neste caso com multibanco, o multibanco não lia a banda magnética do cartão, o que nos faz chamar de novo a senhora (que por esta altura já perdeu um quilo de peso de tanto correr de caixa para caixa) para ela verificar o que se passa, que nos diz para voltar a tentar, e de novo a maquina não leu a banda, e eu já com vontade de partir aquilo tudo tive de pagar as contas com o cartão de crédito, que sempre tem chip. Ufff.... Resumindo, tinha sido muito mais rápido ter ido a uma caixa com operadora, que só tinha de pôr as compras dentro do saco e está a andar. Há, e no meio disto tudo, há um segurança a verificar se as pessoas não pisam o risco com as compras, vamos dizer assim. Por isso, meu caro amigo, se queres dar emprego a alguém, vai às famosas caixas de self-service. Ou então não vás, porque afinal de contas ir a essas caixas é uma estupidez.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails