sexta-feira, dezembro 26, 2008

Falar de coisas sérias...

... é o que eu vou fazer agora, isto para me redimir do conteúdo dos posts que seguem a este mesmo. Ora cá vai:

O maior expoente da gordura monoinsaturada é o azeite e este é um dos principais componentes da dieta mediterrânica. O azeite é uma substância natural que preserva o gosto, o aroma, as vitaminas e as propriedades da azeitona. O azeite é o único óleo vegetal que pode ser consumido directamente espremido do fruto. Os efeitos benéficos do azeite são devidos ao seu alto conteúdo de ácidos gordos monoinsaturados e de substâncias antioxidantes. Entre os benefícios conhecidos do azeite, estão os seguintes:

* O azeite ajuda a controlar os níveis de colesterol LDL (colesterol prejudicial), que é o que provoca doenças cardiovasculares e ao mesmo tempo ajuda a aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol benéfico).
* O azeite protege e é bem tolerado pelo estômago. Tem efeitos benéficos sobre úlceras e gastrites e ajuda a diminuir a incidência de pedras na vesícula.
* O azeite extra virgem, em particular, contém altos níveis de antioxidantes, especialmente vitamina E e fenóis.
* O azeite é um excelente hidratante para a pele.

Existem variedades diferentes de azeite, que são classificadas consoante a quantidade de processos que sofrem durante a sua produção. O azeite extra virgem é o óleo não refinado que se obtém a partir da primeira prensagem, extraído sem a utilização de calor ou de químicos. Este é considerado o melhor azeite uma vez que é o menos processado e o que contém maior quantidade de nutrientes. É também o que apresenta o sabor mais delicado. O azeite virgem obtém-se a partir da segunda prensagem das azeitonas, embora possa ser obtido também da primeira prensagem do azeite. A principal diferença é que o azeite virgem tem um nível de acidez mais elevado e menos nutrientes que o azeite extra virgem e também um sabor diferente. Azeite puro ou apenas “azeite” passa pelo mesmo processo, que poderá incluir a filtragem e o refinamento. Este óleo refinado também pode ser combinado com um pouco de azeite extra virgem para adicionar sabor.

Ao comprar azeite

* Prefere o azeite extra virgem acima de qualquer outro tipo de azeite.
* Prefere o azeite engarrafado em garrafas opacas ou de vidro escuro, uma vez que estas protegem o azeite de exposição directa à luz, o que diminui a sua oxidação.
* Assegura-te de que o azeite está exposto numa área fresca e sem contacto com fontes de calor.

Desde a antiguidade que os povos mediterrâneos utilizam o azeite para hidratar, suavizar e regenerar a pele, assim como fortalecer o seu cabelo e as suas unhas. Seguem algumas dicas que podes utilizar:

* Para unhas secas e frágeis, coloca os dedos numa pequena taça de azeite e limão.
* Para obter mãos e pés mais suaves aplica uma quantidade generosa de azeite após o duche e cubra com meias e luvas de algodão. Aplica também uma quantidade extra em zonas nas quais a pele esteja rugosa ou rachada.
* Para suavizar e nutrir a pele, adiciona uma pequena quantidade de azeite ao seu banho.
* Utiliza o azeite para aliviar lábios secos ou rachados.
* Para reparar pontas de cabelo espigadas, tornar o cabelo mais lustroso, sedoso e brilhante e mesmo ajudar com a caspa massaja azeite sobre o cabelo e o couro cabeludo, depois cobre com uma touca durante pelo menos 30 minutos e depois lava normalmente com champô.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails