sexta-feira, dezembro 26, 2008

Solidariedade...

... ouvindo o nosso PM parece-me que a crise não chega a Portugal, e por isso podemos estar descansados. E sendo assim, agora que o Natal já era, venho falar-vos de uma coisa que me deixa sempre com a pulga atrás da orelha (não no sentido literal, que eu sou asseadinho) que é a solidariedade. A questão é: todas as causas nos pedem dinheiro no Natal. Seja para ajudar quem tem fome, quem não tem casa, as crianças, os animais, as mães solteiras, os toxicodependentes, a Popota, a Leopoldina, o Rik e Rok e este ano o governo resolveu aderir à causa Salva um Milionário ou um banco. Enfim. Mas a qualquer lado que se vá, lá está uma banca a pedir-nos uma contribuição, um donativo, um valor em troca de um boneco que não serve para nada. Atenção que eu estou solidário com estas causas todas. A questão é que se nós contribuímos somos os maiores e desejam-nos um bom Natal, se não contribuímos passamos por forretas e somos insensíveis aos problemas no mundo. Meus amigos, eu infelizmente não tenho um ordenado que me permita ajudar toda a gente, pelo simples facto que tenho de comprar presentes, e por isso tenho de usar o meu subsídio de Natal (e desgraçados dos que andam a recibos verdes que subsídio nem vê-lo) nas prendas. Ajudo, sim senhora, mas não posso ajudar toda a gente, por isso antes que achem que eu sou um ser humano sem ponta de consciência, eu sou uma pessoa normal, mas que infelizmente não posso ajudar todo o mundo. Mesmo que eu queira.

Ponto n.º 2: Chega agora a altura de explicar a referência ao nosso PM. Sim, porque eu não insulto o homem de forma gratuita, pelo menos por enquanto. Ora, dizia eu, como segundo o nosso PM a crise não chega a Portugal, proponho a criação de um terceiro subsídio, o da solidariedade. Seria desta forma: Pagam-nos o subsídio, nós ajudamos quem queremos ajudar, e no fim devolvemos a parte não utilizada. E pronto, assim já sou o mais simpático do pedaço. Peço desculpa à confederação dos patrões, mas a meu ver é a única maneira de conseguir ajudar a malta toda. Claro que se vamos ajudar toda a gente, o subsídio por maior que seja não vai chegar, mas é assim, eu já dei a ideia, contem comigo para as grandes ideias mas por amor de Deus não me venham incomodar com pormenores. Outros que se ocupem disso que a minha massa cinzenta já fez muito pela solidariedade. E tenho dito.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails