segunda-feira, junho 30, 2008

Liberdade onde?

... aparentemente aconteceu lá para os lados da Póvoa do Varzim. Pela primeira vez em Portugal, um blogue foi mandado encerrar por força de uma ordem judicial. Trata-se do  Povoaonline, fechado compulsivamente na sequência de uma ordem das Varas Cíveis de Lisboa, emitida a 13 de Maio e cumprida na passada sexta-feira, noticia o jornal Público. Esta medida judicial obrigou o Google Inc. e o Google Portugal a bloquearem o acesso ao blogue e surgiu na sequência de uma providência cautelar interposta pelo presidente, Macedo Vieira, e vice-presidente da câmara da Póvoa do Varzim, Aires Pereira, contra anónimos que aí os difamavam com o pseudónimo Tony Vieira. No mesmo dia em que foi mandado encerrar, surgiu outro blogue, o Povoaoffline, onde consta a ordem do tribunal. Entretanto, em vários blogues surgiam comentários sobre a decisão «sem precedente em Portugal». Para António Pedro Ribeiro, colaborador do blogue suspenso citado pelo jornal, trata-se de uma «atitude prepotente, autoritária e fascizóide» dos autarcas. Circularam pela Póvoa vários nomes de suspeitos, mas nunca se soube ao certo quem eram os autores do blogue. «Actualmente [a Póvoa de Varzim] apenas oferece lixo, areia da praia contaminada e um mar poluído, tudo supervisionado por autarcas agarrados ao poder e sustentados por uma teia de corrupção que corrói toda a gestão municipal. Vingou a lei do cimento» - denunciava o blogue.O tribunal considerou provado que «a maior parte do conteúdo do blogue» consistia em «artigos de opinião» sobre Macedo Vieira e Aires Pereira. O autor/administrador do blogue, disponível desde Maio de 2005, critica-os como presidente e vice-presidente da câmara, mas também como «cidadãos, pais, familiares e amigos».

Conclusões a reter:

1. Este presidente só peca por falta de inteligência (e depois de dizer esta frase espero sinceramente que o senhor presidente mande fechar também o meu blog, para depois abrir outro e ganhar uma pipa de massa com os cliques do Ad Sense). Se tivesse deixado a coisa passar nunca ninguém saberia que blog é este. Assim, só conseguiu encher os bolsos do pessoal desse blog, pela lógica atrás explicada, como ainda ganhou publicidade sobre o que faz ou deixa de fazer lá no burgo.

2. Quem quiser consultar o blog fechado, clique aqui

3. Pelos visto em Portugal o direito à opinião só vale até certo ponto, porque mesmo que o presidente seja mau, não sepode dizer que o é senão leva-se com o tribunal em cima. 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails