quinta-feira, agosto 27, 2009

Crise Económica...

... há tempos um amigo meu pediu-me para lhe explicar estas coisas de inflação, deflação, que se tem falado agora por causa da crise económica. Disse-me ele: tu que percebes disto explica-me lá porque raio a deflação é má se significa que os preços baixam. Eu coloquei um ar muito sério, modos que com ar de entendido na matéria, e expliquei: A deflação é efectivamente quando o Índice de Preços no consumidor, ou IPC baixa. E isso é mau, perguntou ele. Sim, disse eu. Mas, disse ele, umas cervejolas que me custem 5 Euros, passam a custar, vá lá, 4. A mim parece-me bem. Porque és burro, disse eu! Os preços baixam porque a malta deixa de ter dinheiro para comprar jolas. Logo as empresas não vendem, não produzem, e leva a despedimentos. Ora despedimentos significa menos dinheiro ainda para comprar jolas, logo os preços baixam e começa esta treta toda de novo. Ahh, disse ele, então o que é bom é a inflação. É que eu sempre ouvi dizer que... Não ca****o! Gritei eu, parafraseando Soraia Chaves no filme Call Girl. A inflação é péssima. Os preços aumentam, mas os salários não aumentam o suficiente, a malta tem de torrar os saldos dos cartões de crédito. Logo sobem as taxas de juro, logo as empresas pagam mais pelos financiamentos, logo têm de reduzir custos, logo têm de despedir. Então, disse ele, visivelmente confuso, se a deflação e a inflação são más, o melhor mesmo é que os preços fiquem como estão. Claro que não meu caro, isso é estagnação. Se a economia estagna, fica tudo parado, ninguém investe, ninguém compra, logo as empresas são obrigadas a despedir. Então f***-se, disse ele, quer os preços subam, quer desçam, quer fiquem na mesma, vai tudo dar ao mesmo. Err, pensei eu, pois. Esclarecido? Perguntei a medo. Nem por isso, disse ele. Pois.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails